Dor Orofacial

A dor orofacial é uma dor na região da cabeça, na face, pescoço, boca ou mandíbula. Seja qual for a localização, a explicação para esse desconforto pode ser algo simples, como uma dor de dente causada pela cárie, ou a causa pode ser mais difícil de identificar, como disfunção temporomandibular (DTM).  Dentre as principais causas de dor orofacial, sem dúvidas, os problemas dentários são os responsáveis pela maioria dos casos, seguidos pela Disfunção temporomandibular (DTM) e por uma longa lista de outros problemas na região orofacial, como otite e sinusite.

A Articulação Temporomandibular (ATM)

Disfunção temporomandibular (DTM)

Disfunção temporomandibular e dor orofacial estão associadas, pois em determinadas situações os músculos e a estrutura da Articulação Temporomandibular (ATM) podem desenvolver distúrbios que causam desconforto e dor, tanto nos dentes quanto em toda a estrutura da face.

A ATM faz a articulação entre a Mandíbula e o Osso Temporal e está localizada bem próximo ao ouvido. A maioria dos distúrbios da ATM são causados por Bruxismo, Desgaste, Ausência ou Mal posicionamento dos dentes.

Os principais sintomas da DTM são dor recorrente ou persistente no ouvido, na cabeça, na mandíbula, no dente, na face, podendo apresentar sensação de pressão, dificuldade para abrir ou fechar a boca

O tratamento geralmente envolve a correção do formato e posicionamento dos dentes, se for essa a causa. Para  os casos de Bruxismo, podem ser feitas placas oclusais, aplicações de Toxina Botulínica Tipo A no músculo Masseter, além do uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

Sensibilidade dentária

Sentir dor de dente ou sensibilidade ao ingerir alimentos e bebidas muito quentes ou frios geralmente indica retração gengival ou uma cárie pequena, mas em caso de dor aguda ao morder o dente pode estar trincado, ter uma cárie profunda ou alguma restauração pode estar solta.

Essas condições que afetam a estrutura bucal podem ocasionar dor orofacial, isto é, a dor não é sentida somente na boca, podendo causar dores de cabeça ou no ouvido, por exemplo.